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  • Redação KML

5Ps de Branding

Branding é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado.

Basta ler as histórias das marcas de sucesso para ver. Não foi produto, não foi preço. Foi propósito, posicionamento e promessa, que fez marcas pequenas serem gigantes bilionários de diversos setores.


“A Apple começou em uma garagem e o Google em um quarto de faculdade”, ou seja, toda a empresa começou pequena, mas a força da sua marca foi um grande impulsionador para ela se tornar o que é. As marcas são símbolos carregados de promessa.


Então abaixo vamos as 05 P’s para consolidar sua estratégia de branding:


P de Promessa


Sou um fã da marca e posso dizer que as poucas coisas que tenho dela, cumprem o que promete. São elegantes, material resistente e me dá o status que eu preciso quando uso um dos seus produtos, além, da escrita ser diferente. Cumprir o que promete não deveria ser diferencial, mas obrigação. Os atributos racionais e emocionais passam por essa promessa.


P de Propósito


O propósito é aquele movimento que nos tira da cama para a batalha do dia a dia, é o que fez a marca nascer,

O propósito é aquele movimento que nos tira da cama para a batalha do dia a dia, é o que fez a marca nascer, é a resposta do “por que a marca existe?” E principalmente no que a marca acredita. Toda a marca tem um propósito, mas nem todas o conhecem.


P de Posicionamento


Marcas bem posicionadas na mente do consumidor são muito mais lucrativas, pois elas não competem por preço e sim por valor. Você acha que a Mercedes-Benz vende mais que a BMW por ser mais barata.


A Coca-Cola por exemplo tem um lado emocional muito enraizado porque sua cor vermelha chama atenção ou porque ela nos convida a “abrir a felicidade”.

Posicionar marca não é algo tão simples, mas é necessário. O slogan, pode, invariavelmente ser o posicionamento da marca, não há problemas para isso.


P de Percepção

Um enorme problema na comunicação é quando uma pessoa fala algo, mas seu interlocutor entende outro. 

“o mais importante da comunicação não é o que a marca fala, mas o que o consumidor entende.


P de Pessoas

Esse é um P que precisa de um artigo só para ele, mas como dica e fechamento, digo que você precisa conversar com esse P constantemente. E não tem como dizer que não ha como, pois o mesmo Facebook que você usa para encher ele de propaganda, pode ser usado para pesquisa.


O mesmo email que você dispara promoção pode ser um canal e o mesmo site que você mal atualiza pode ser atualizado para entendê-lo.

Então, me diz ai...você anda fazendo pesquisas para conhecer seus clientes. Conhece mesmo seu público?


Este conteúdo é do Felipe Morais, Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital e Transformação Digital.


Espero que tenham gostado e compartilhem sempre com gratidão!


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